sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Brincadeira de criança, como é bão

Hey rapazes e raparigas! Como vão?

Estava eu voltando para casa esta semana, quando vejo um grupo de crianças fazendo algo que me impressionou. Elas estavam bricando de "Duro-ou-mole-Americano". É isso aí.
Para os leigos no assunto, "Duro-ou-mole-Americano" é uma milenar brincadeira infantil, que nada mais é do que uma variável do famoso "Duro-ou-Mole", mas ao invéz da criança ficar só parada esperando um amiguinho solidário vir salvá-la, ela fica com as pernas abertas esperando alguém passar por baixo, no melhor estilo soldadinho. Um fato engraçado, é que sempre quando havia uma menina de saia na turminha infantil, algum menino pré-pervertido sempre sugeria esta brincadeira.

Voltando ao meu espanto, aquelas crianças estavam lá, uma passando por debaixo da outra. Eu realmente achei que esta fosse uma brincadeira quase extinta nessa atualidade fervorosa que vivemos. Talvez seja porque eu não acompanhe muito essas infantilidades, mas me senti vendo uma raridade! Crianças vestidas com roupas desproporcionais a temperatura do dia, correndo na ladeira e ralando seus joelhos. Tem uma certa poesia, aí.

Isso trouxe um ar de nostalgia, então eu comecei a pensar nas brincadeiras dos tempos de infância, sempre que faço isso me vem o "Gato Mia".... demorei anos pra descobrir qual era a dessa brincadeira ;o

Uma outra coisa que eu sempre me pergunto, quem diabos inventa estes nomes? "Duro-ou-mole-AMERICANO"...?

4 comentários:

  1. Cara, eu já brinquei de duro-ou-mole-AMERICANO. Tá, nao tinha este nome, mas pra pessoa ser salva tinha o mesmo processo de passar por baixo da perna, e a brincadeira se chamava Estátua. Você já fez a brincadeira da fruta? Um pega-pega que quando a pessoa chegar perto, voce tem que colocar a mão no chão e falar uma fruta sem repetir senão é pego? Brincadeiras com frutas sempre sao as piores :O

    ResponderExcluir
  2. Acho que é pq lembra um pouco o lance do futebol americano de ficar com pernas abertas e a bola passar por dbaisho de vc, acho que dei uma viajada, mas é a melhor explicação. Eu adorava brincar de duro-ou-mole-Americano, sério. Mas ainda curtia um 'policia e ladrão' e Base4. :3

    ResponderExcluir
  3. eu brincava disso como aquecimento na escolinha de futebol. HUSUHASHU

    ResponderExcluir
  4. mais pensamento futebol americano a bola passa embaixo da perna???!? não sabia!!!

    ResponderExcluir